terça-feira, 5 de abril de 2011

Rio Preto é a primeira cidade do estado de São Paulo a registrar dengue 4 - Paciente teria contraido a doença na cidade



É de Rio Preto o primeiro caso de dengue provocada pelo sorotipo tipo 4 no estado de São Paulo. O registro foi confirmado na segunda-feira (4) pela Secretaria de Saúde do município.
Os exames que comprovaram a contaminação foram feitos pelo laboratório Adolfo Lutz e pelo Departamento de Virologia da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto).

De acordo com os médicos, trata-se de uma mulher de 31 anos, moradora do bairro Vivendas, que já está curada da doença. Ela procurou atendimento médico na UPA (unidade de pronto-atendimento) do Centro pela primeira vez no dia 26 de fevereiro com sintomas típicos de dengue. No dia seguinte apresentou febre, dor nos olhos, na cabeça e no corpo.

Os sintomas da dengue são os mesmos para os quatro tipos de vírus existentes no país.

Segundo o secretário de Saúde de Rio Preto, José Victor Maniglia, o vírus só foi identificado porque a tipificação é feita em todos os pacientes da cidade que apresentam sintomas de dengue. “Foi por conta desse procedimento que conseguimos identificar o vírus e notificar prontamente a Secretaria de Saúde do Estado.”
No ano passado a cidade enfrentou a maior epidemia da história no município. Foram 24.198 casos e 12 mortes. A Vigilância Epidemiológica admite o risco de surgir uma nova epidemia de dengue na cidade, já que o sorotipo 4 do vírus nunca circulou no estado e, por isso, as pessoas não criaram imunidade.
A Secretaria de Saúde vai monitorar nos próximos meses todos os casos de dengue notificados em moradores próximos da casa da paciente. Além disso, a Sucen (Superintendência de Controle de Edemias) e a Vigilância Epidemiológica anunciaram que vão intensificar as ações de controle ao mosquito transmissor da doença na zona sul, onde está o bairro Vivendas.
Até o momento a cidade soma 161 casos de dengue, incluindo o de dengue 4. Os outros são do tipo clássico. Não há mortes até o momento.

Sorotipo aumenta o risco de versão hemorrágica

Com a chegada da dengue tipo 4 no estado, aumenta o possibilidade de os pacientes que adquirirem essa variação do vírus desenvolver a versão hemorrágica da doença.
Isso acontece por causa de um processo conhecido como reação cruzada, que ocorre em pacientes que já foram contaminados, em algum momento da vida, por outros sorotipos do vírus da dengue (1,2 e 3).
O organismo reage contra o vírus como se fosse do sorotipo já conhecido na primeira contaminação. Com isso, os vasos sanguíneos são perfurados como peneiras, provocando a hemorragia.

“Isso pode acontecer com qualquer paciente que já teve dengue e é contaminado por um sorotipo diferente. Mas se há uma variação nova do vírus em circulação, essa possibilidade aumenta”, afirma Cacau Lopes, professor da Famerp.

Dor abdominal forte, sangramento da gengiva e vômito persistente são os principais sintomas da verão hemorrágica.
No ano passado foram confirmados 24.198 casos de dengue na cidade, com 12 mortes, seis delas por dengue hemorrágica e cinco por causa de complicações causadas pela doença.

“São pessoas que estão vulneráveis a desenvolver a febre hemorrágica”, afirma.

Cacau destaca que o monitoramento dos casos que surgirem na região onde vive a paciente contaminada em fevereiro é fundamental para bloquear a transmissão do sorotipo 4.

“Historicamente, o segundo ano após a primeira aparição de um sorotipo costuma registrar epidemias da doença. Foi o que aconteceu no ano passado.”

Em entrevista coletiva ontem, o secretário da Saúde de Rio Preto, José Victor Maniglia, disse que as unidades de Saúde de Rio Preto estão monitorando todos os casos de dengue para identificar o mais rápido possível caso haja nova ocorrência pelo sorotipo 4.

“A contaminação aconteceu há mais de um mês e, até agora, não há indícios de que essa variação do vírus tenha circulado na cidade. A investigação é para descobrir onde a paciente foi contaminada”, disse.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a única medida realmente eficaz contra a circulação do vírus é a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.

Reação

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo iniciou ontem a Semana Estadual de Combate à Dengue.
O programa é realizado em parceria com as prefeituras e consiste em fazer pente-fino em imóveis especiais (onde há grande circulação de pessoas). A ação é realizada em parceria com agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e visa eliminar qualquer tipo de potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Em Rio Preto deverão ser visitadas 96 escolas públicas até sexta-feira.
24.198 casos de dengue foram confirmados no ano passado em Rio Preto, 80% deles do tipo 1.

Denúncia
A Prefeitura de Rio Preto recebe denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Fonte: Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...