quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Juventude - O que fazer para sermos jovens que fazem à diferença no século XXI


Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não despreze o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevere nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti como aos que te ouvem. (I Timóteo 4: 12-16)

Somos do mundo, fazemos parte dele, mas isso não significa que temos que andar segundo o seu curso, segundo os padrões de comportamento que as pessoas usam como meio de vida. Ser diferente esta cada dia mais difícil, hoje tudo é mais fácil, as coisas chegam até nos jovens com total liberdade, a TV, INTERNET, CELULAR, nos fazem dependentes de modismo, e quando menos se espera, estamos agindo como pessoas que não conhecem a CRISTO, ficar começa a ser legal, ir a lugares que antes achávamos que não edificava, hoje não importa mais, começamos a comentar sobre a vida dos outros, levantar falso. O que nós como jovens que conhecem a Cristo estamos fazendo para mudar o ambiente onde estamos, será que nos estamos sendo testemunho de Cristo, ou será que estamos agindo de acordo com o cursar do mundo.
Timótio era discípulo de Paulo, nesses versículos Paulo exorta a Timótio como deveria ser sua conduta, Timótio era jovem como nos, tinha seus conflitos internos, seu pai era grego, sua mãe era judia, ele tinha influencias que não proviam de Deus para o afastar da verdade mas ele preferiu servir a Cristo, e então Paulo começa e instruí-lo de que forma ele deveria andar.

Jovens vamos fazer a diferença!!!

Alguns passos para fazermos a diferença onde estivermos:

I. Ter cuidado comigo mesmo. I Timótio 4: 16a
Nós somos o nosso maior obstáculo, temos que todos os dias dizer não para os prazeres mundanos, negar nossa vontade, vigiar nosso pensamento, nosso olhar, nossa fala.

II. Ser exemplo. I Timótio 4-12b: mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Somos vistos por onde andamos, as pessoas sabem que servimos a DEUS, e para isso temos que ser exemplo em tudo, para não cairmos em alguma armadilha do inimigo, conhecer bem a palavra, ver de que forma estamos tratando as pessoas, se nossa santidade esta acima de qualquer coisa.

III. Conhecer a palavra ( Bíblia) I Timótio 4: 13a; Persiste em ler;
Através do conhecimento temo como ensinar as pessoas, o jovem é cheio de duvidas, polemicas internas, e a única forma de ensinar esses jovens a ser exemplos, a andar nos caminhos de JESUS é conhecendo bem a palavra, como nos podemos falar de alguém se antes não termos o conhecimento de quem é realmente esse Deus o qual estamos falando, com certeza o inimigo nos envergonhará.

IV. Renunciar nas nossas vontades.
Em MT: 26: 39b JESUS DIZ: Meu PAI se possível passa de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como queres.
JESUS estava ali próximo a ser preso e crucificado, e estava tendo uma conversa com DEUS, e ele pediu que era para ser feito a vontade do PAI e não a dele. Nos temos que renunciar o nosso eu todos os dias, perguntar para DEUS, SENHOR qual é a sua vontade para minha vida, nos policiarmos em tudo o que vamos fazer para ver se minha conduta realmente é a vontade do PAI.

V. Lembrar do sacrifício de CRISTO por nos:
João 3:16. Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deus seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.
O sacrifício de CRISTO por nós não foi e nunca será em vão, DEUS entregou seu filho para que hoje estivéssemos aqui, vamos parar de pensar que ninguém não nos amo, parar de conflitos internos como: ninguém lembra de mim, ninguém me liga, ninguém vem na minha casa, ninguém conversa comigo, ninguém me ama. Basta lermos a Bíblia e verificar com nossos próprios olhos o grande amor que DEUS tem por nos, e jamais esquecermos do sacrifício DELE por mim e por você;

Conclusão

Nos jovens temos todas as ferramentas necessárias para fazermos a diferença, temos que começar a mudar a historia da nossa vida, da vida dos nossos amigos, do nosso local de trabalho, da faculdade, da nossa família. Esses são apenas poucos dos passos que temos que adaptar como conduta de vida, mas se começarmos com esses com certeza DEUS acrescentara porção dobrada sobre nos.
Vamos fazer a diferença, vamos juntos, temos que ter em mente que sozinhos não conseguimos nada, mas juntos podemos conquistar nas nações em CRISTO JESUS.

JESUS ABENÇÕE.
Fonte: Gospel Jovens por RONE CARLOS DE SOUZA PRIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...