terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Galera Jovem Caape marca presença no 1º Campeonato de Internacional de Drift em Rio Preto


Dia 05 de Fevereiro a Galera Jovem Caape esteve presente no treino do 1º Campeonato Internacional de Drift de São José do Rio Preto, que é a primeira cidade a receber o campeonato inédito de Drift no Brasil, e o que não faltou foi adrenalina.
Os carros turbinados têm tração traseira e alguns têm a pouco mais de 500cv e atingem até 250km/h – na curva!
Máquinas fantásticas, com cores fortes e grafitadas, e não poderia deixar de comentar o ronco dos motores que agitava toda galera que estava na arquibancada vendo bem de perto as manobras rápidas e os carros turbinados, reunindo cerca de 20 carros vindos do Japão, Paraguai e outros aqui mesmo do Brasil.

O evento aconteceu na Avenida Francisco Chagas de Oliveira, trecho com a Juscelino Kubitschek de Oliveira, que passa por adaptações e reformas. Entre os pilotos, estavam Fabio Alexandre da Silva, Gustavo Tagami, Fábio Akira, Willian Gobatto, Flávio Matsushita, Márcio Brinholi Proença e Roberto Kurassaki.

Entenda o que é Drift:

Em japonês: ドリフト走行 dorifuto sōkō?, é uma técnica de direção de carros ou motos que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro literalmente andar de lado ou cautar literalmente.
Esse esporte ainda é pouco conhecido no Brasil, mas ficou famoso por aqui após o filme "Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio" (The Fast and The Furious: Tokyo Drift), quando as manobras dentro de um estacionamento e em uma montanha impressionaram que assistia ao filme.


A história desse esporte

O drift moderno teve inicio no "All Japan Touring Car Championship races" a 38 anos atrás. O legendário corredor Kunimitsu Takahashi foi o criador da técnica em 1970. Ele ficou famoso batendo seu "apex" (o ponto onde o carro esta mais perto da curva) em alta velocidade e derrapando na curva, saindo da curva com mais velocidade que o normal. Depois dessa façanha ele ganhou uma legião de fãs que deram inicio ao drift japonês.

Um corredor de rua chamado Keiichi Tsuchiya ficou particularmente interessado no drift de Takahashi, Tsuchiya começou a praticar suas técnicas de drift nas montanhas do Japão, e rapidamente ganhou uma grande reputação. Em 1977, uma revista muito popular de tunning e carros concordou em produzir um vídeo sobre as habilidades de Tsuchiya, esse vídeo conhecido como Pluspy se tornou um hit e inspirou milhares de corredores profissionais de drift que correm nos circuitos atualmente. Em 1988 o diretor chefe da Option magazine Daijiro Inada ajudou a organizar o primeiro tornei especializado em drift.

Os carros utilizados em drift são consideravelmente leves. No Japão os carros mais usados são o Nissan Silvia/180SX, Toyota AE86, Mazda RX-7, Nissan Cefiro (versão RWD), Nissan Laurel, Nissan Skyline (versão RWD), Nissan Fairlady Z, Toyota Altezza, Toyota Soarer, Honda S2000, e Mazda Miata. Já a competição de drift nos EUA utiliza versões locais desses carros tais como Nissan 240SX e o Corolla GT-S da Toyota. Os drifters em outros paises geralmente usam seus carros locais, tais como o Ford Escort (Ucrânia e Irlanda), BMW 3 Series (em outras partes da Europa), Porsche, ou Volvo 700 series.




Galera Jovem Caape






Assista ao vídeo:


2 comentários:

  1. Querida Tauana
    Parabéns, por essa postagem, ficou super legal
    você mostrar e explicar o que é o Drift para galera que ainda não sabe.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pra. Suze. Deus te abençõe muito, vc é muito querida.Paz, Tau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...