quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Você tem se alimentado direito?

Recebemos esse e-mail, e estamos repassando.


O Poder de Cura das Frutas - Inês Pereira
(artigo resumido)
  
FRUTAS, UM DOCE REMÉDIO
Ingerindo um tipo de fruta por dia podemos garantir energia e bem-estar, além de prevenir doenças.
Não troque as frutas por doces ou chocolate.
Poderosas, elas são capazes de proteger células contra processos degenerativos e de envelhecimento, prevenir uma lista de doenças, revitalizar sistemas inteiros e devolver energia ao seu corpo.
 
Segundo o PhD Amy Gasper, um cientista da Noruega, a incidência e a progressão de doenças crônicas são, pelo menos em parte, decorrentes da falta de fitoquímicos, entre eles, os carotenóides e os flavonóides presentes numa dieta rica em frutas e vegetais.
O efeito protetor é comprovado em estudos epidemiológicos nos quais esses componentes apresentam atividades antioxidante e antiinflamatória, e reduzem a proliferação celular.
 
Os brasileiros enfrentam o aumento de doenças crônicas degenerativas, devido a um estilo de vida desequilibrado, que envolve maus hábitos alimentares e sedentarismo
O consumo regular de alimentos funcionais, como as frutas, pode ser uma alternativa para conter o avanço dessas enfermidades, afirma Jocelem Mastrodi Salgado, pesquisadora e professora de Nutrição da Esalq.
Os alimentos funcionais não são remédios, mas apresentam componentes capazes
de prevenir doenças ou reduzir seu risco. A influência deles na saúde tem sido pesquisada em relação às doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes, doenças inflamatórias, intestinais, certas afecções reumáticas e mal de Alzheimer. 
O uso de alimentos na prevenção de doenças é uma prática milenar e devemos ingeri-las desde a infância.
Para os bebês, recomenda-se, a partir do segundo mês, oferecer suco de beterraba com laranja, fonte de ferro. Mas não pode faltar na dieta deles uma porção diária de maçã com casca (rica em fibras e bioflavonóides), manga (vitamina A e fibras), banana (potássio), mamão (betacaroteno e vitamina C), morango, amora e uvas roxas (bioflavonóides).
 
Para obter os benefícios das frutas é necessário ingeri-las diariamente; ex:  duas laranjas, dez
morangos, uma acerola, uma a duas maçãs, uma banana e elas devem compor ou complementar
refeições com opções saudáveis como, substituir, em parte, o consumo de carne de vaca, embutidos 
por soja e derivados ou peixes, ricos em ômega 3
Sempre que possível, consuma a casca das frutas, que concentra importantes ativos, como no caso da maçã. Sucos também são bem-vindos, quando ingeridos na hora e, de preferência, sem coar - para
preservar as fibras. Experimente-as em saladas, polpas batidas com iogurte, gelatina sem sabor com suco ou na massa de um bolo.
 
Viva Saúde levantou uma lista de 12 frutas para você incluir uma por dia à sua dieta.
 
ABACATE
Ele auxilia na redução dos níveis de colesterol e age como antioxidante. Pode, ainda, oferecer proteção contra o câncer oral, de garganta e outras doenças. 
Cardiologistas australianos observaram o efeito dos alimentos sobre os níveis de
colesterol no sangue em 15 mulheres. Na dieta com o abacate, esses níveis diminuíram cerca de 8,2%, comparando com 4,9% na dieta sem a fruta.
Outras pesquisas comprovam os poderes do abacate contra toxinas que prejudicam o fígado. 
É preciso consumir meio abacate pequeno, de três a quatro vezes por semana, para se obter os benefícios.
 
AÇAÍ
O fruto é rico em proteínas e minerais. O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de polinsaturados, tipos de gordura que ajudam na redução do colesterol LDL. Possui teor de proteínas superior ao do leite (3,5%) e ao do ovo (12,49%). É rico em minerais, como potássio e cálcio e, dentre as vitaminas, pode ser destacada a E (tocoferol), um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.
 
ACEROLA
Rica em naringenina, hesperidina, monoterpenos, compostos fenólicos encontrados nas frutas cítricas, que, além de conter vitamina C (30 a 50 vezes mais do que a laranja), contam com a ação antioxidante das flavononas. Você pode substituí-la por lima, limão ou tangerina.
 
BANANA
Rica em frutooligossacarídeos (FOS), oligossacarídeos não-digeridos pelo organismo, que no intestino são metabolizados pela flora bacteriana. Sua fermentação ajuda no crescimento de bactérias úteis
 importantes para regular o trânsito intestinal, diminuir o risco de câncer de cólon e favorecer a oposição a bactérias patogênicas. É fonte de potássio, mineral que garante o bom funcionamento dos músculos. 
 
DAMASCO
Rico em betacaroteno, com importante função antioxidante, combate os radicais livres. Contém ainda grande teor de potássio, mineral que ajuda a baixar a pressão arterial e evitar o acidente vascular cerebral. Ah, possui zero de gordura!
 
LARANJA
Conhecida por ser fonte de vitamina C, os poderes dessa fruta foram reforçados por novo estudo que comparou a influência dos alimentos ricos em vitamina C no envelhecimento da pele.
As pessoas que incluíam a laranja na dieta, apresentaram menos rugas.
A casca de laranja é rica em limonóides, substâncias que podem prevenir e controlar o esenvolvimento de certos tumores ao evitar os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.
 
MAÇÃ
Um dos seus maiores poderes está na pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os riscos de doenças  cardiovasculares. Outros compostos benéficos à saúde - polifenóis e os flavonóides -, presentes na casca e na polpa, protegem as células da ação dos radicais livres, retardando o
envelhecimento, e o organismo de uma série de doenças, entre elas, o câncer.
O consumo diário de duas maçãs durante 12 semanas provocou a diminuição dos níveis de LDL
oxidado, em média de 20%. Outra pesquisa verificou que 100 g de maçã fresca pode ser mais benéfico do que um comprimido de 1.500 mg de vitamina C. 
 
MANGOSTÃO
Mangostin, ou ’fruta da rainha’.  Composto por agentes fenólicos, o mangostão tem ação altamente antioxidante, o que impede a oxidação do colesterol ’ruim’. É riquíssimo em fibras e tem distribuição bastante equilibrada de nutrientes. 
 
MORANGO
Possui três ativos (ácido elágico, catequina e delphinidin), compostos fenólicos com ação antioxidante. O ácido elágico, outro antioxidante, possui mais de uma atividade: é anti-cancerígena. 
Essa fruta é bastante rica em fibras solúveis, que auxiliam na redução do colesterol
 A amora e a framboesa são opções com os mesmos nutrientes.
 
PAPAIA
Ação: possuem carotenóides (luteína, betacaroteno e zeaxantina), com diversas propriedades anticancerígenas e também fortalecem o sistema imunológico. Protegem a retina contra a
radiação solar, reduzindo assim o risco de degeneração macular. Também são ricos em vitamina C e fibras. Se preferir, substitua pela manga.
 
TOMATE
Rico em licopeno, um poderoso antioxidante. O tomate fresco tem entre 3,1 e 7,74 mg de licopeno a cada 100 g. Para um molho que garanta os benefícios do licopeno é recomendado cerca de seis tomates inteiros (quanto mais vermelhos, mais licopeno) batidos no liquidificador. 
 
UVA ROXA
Top entre os superalimentos, é rica em resveratrol, que previne o dano celular, reduz o crescimento tumoral e diminui o risco de câncer de pele. Outro nutriente é a catequina, um composto fenólico que tem papel na proteção cardiovascular, diminuindo a fração do colesterol ruim (LDL) – o mesmo efeito do vinho tinto. Os fenólicos reforçam a cartilagem, reduzem o risco de derrame, bloqueiam
a formação de pedras nos rins e ajudam a conter o avanço de doenças degenerativas no cérebro. Já o ácido elágico, presente na fruta, é um fitoquímico com propriedades antioxidantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...