quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vamos acordar? - Desperta, ó tu que dormes, levanta-te entre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti!


Liturgia: Efésios 5:8-17 Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz,
pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor.
Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz.
Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo.
E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada.
Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará."
Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.
Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.
Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.

Nesta passagem o apóstolo Paulo alerta para termos cuidado com o modo como vivemos, porque "os dias são maus". Esse aviso até que poderia estar no jornal de hoje, concorda?
Houve tempos, porém, em que não se pensava assim:adorava-se o "progresso", imaginando que o mundo melhoraria sem parar. Há uns 100 anos, por exemplo, a tecnologia, a medicina e as riquezas avançavam, até que em 1914 a Primeira Guerra Mundial estragou tudo. Mais tarde, depois da segunda Guerra Mundial, chegaram os "anos dourados" das décadas de 50 a 60, mas veio o medo com a Guerra Fria. esta terminou por volta de 1990 e, agora sim, parecia que o paraíso chegaria. Todavia, as guerras continuaram, aumentou o terrorismo, e agora receia-se alguma catástrofe climática como temos visto acontecer no Rio de Janeiro, que já somam aproximadamente 380 mortos. Em entrevista ao UOL Notícias na cidade de Nova Friburgo, contudo, o comandante do bombeiros no RJ, Pedro Machado, estima que há pelo menos 160 corpos no necrotério improvisado na praça Getúlio Vargas, região central. O local está preparado para receber 400 corpos. Segundo um levantamento de centro de pesquisas belga diz que este é o desastre natural que mais causou mortes no Brasil em pelo menos 10 anos. Sem falar em outros Países como Austrália, Estados Unidos e outros que tem enfrentado desastres metereológicos.



Assim, a afirmação de que os dias são maus passou a ser respeitável.

Sugerir, então, cuidado com a maneira de viver como lemos, é perfeito, mas... como? Alguma proposta prática? Algo que vá além de reciclar lixo, andar de bicicleta e tentar ser mais ou menos gentil?
Bem, Paulo não diz isso a qualquer um. Ele chama seus leitores de "filhos da luz". Gente assim deve enxergar bem e saber como agir. Mas quem seriam esses filhos da luz?
É um termo bonito, muito conveniente para expressar aquilo que nós mesmos pensamos ser. Por isso é bom observar que ele fala ali da "luz no Senhor". Trata-se, portanto, daqueles que vivem dependendo diretamente de Deus e se deixam dirigir por ele - nada mais nem nada menos. Agora, será que você se enquadra nessa condição, ou seria aquele versículo em destaque no título do texto? Desperte, diz ele, peça a Cristo que lhe dê uma nova vida e clareza para o caminho! Depois leia esse capítulo da Bíblia e tenha mais orientações práticas a fim de que sua vida contribua para que estes dias sejam menos maus.

O que você precisa: acordar ou refletir a Luz de Cristo para que outros acordem?

Fonte: 13ª Edição do Livro Pão Diário da RTM / Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...