Na segunda-feira dia 6 de agosto de 1945 a Little Boy ("menininho", ou "rapazinho", em português) - código de uma bomba atómica, foi largada sobre Hiroshima, no Japão.
Explodiu aproximadamente às 8h15 da manhã (hora local) e aproximadamente 70.000 pessoas foram mortas como um resultado direto da explosão, e um número equivalente de pessoas foram feridas.
Um maior número de pessoas foram morrendo após a explosão devido ao resultado de radiações após o ataque por causa de cancro. Também muitas mães grávidas perderam os seus filhos e noutros casos as crianças nasceram com deformações.
Não existe consenso sobre o real número total de vítimas mortais no caso de Hiroshima.
Em 9 de agosto de 1945 a Fat Man (em português, "Homem Gordo") é o nome de código da bomba atómica é lançada sobre Nagasaki, onde cerca de 40.000 pessoas foram mortas e mais de 25.000 ficaram feridas. Milhares morreram nos anos posteriores ao ataque devido a radiações e doenças causadas pela radiação.
Um fato interessante sobre a "Fat Man" é que o seu alvo principal, Kokura, estava obscurecido por nuvens. Após três vôos sobre a cidade e com baixo nível de combustível devido a problemas na sua transferência, o bombardeiro dirigiu-se para o alvo secundário, Nagasaki - a maior comunidade cristã do Japão.
Essa é uma data triste, que relembramos e oramos a Deus em favor das vítimas, das famílias e de toda humanidade.
Uma "arma" dessas só o ser humano capaz de inventá-la, quão crueldade, quão aterrorizante.
Oremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário