segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comunidade virtual diz que Jesus devia ter apanhado mais

Qual a fronteira entre a liberdade de expressão e a fé alheia?

No Brasil existe liberdade de expressão. É um direito garantido pela lei, mas existem limites para toda e qualquer manifestação. A liberdade na internet parece ter chegado a outro patamar, uma vez que não existe um órgão fiscalizador. Cada um diz o que bem entende e muitas vezes causa tristeza e revolta em outros.
Já se tornou comum a prática de campanhas que utilizam o e-mail para pedir que sites, blogs e comunidades de redes sociais sejam excluídas ou bloqueadas. Uma das mais recentes é a nova tentativa de tirar do ar a comunidade do Orkut que leva o nome de JESUS DEVIA TER APANHADO MAIS™ Ela pode ser acessada no endereço www.orkut.com.br.
Quem está familiarizado com o Orkut sabe que pode clicar no botão “denunciar abuso” e que um grande número de denúncias pode fazer com que ela, de fato, saia do ar.

Mas a descrição da comunidade afirma em tom de desafio:

“Jesus veio para pagar os nossos pecados e não apanhou nem 5 minutos! HOMEM FROUXO!
Mesmo após duas comunidades deletadas, milhares de denúncias, ameaças de morte, tentativas de invasão, ataques de folders, ofensas e pregações de fanáticos religiosos continuamos cada dia mais fortes. Porque ninguém nos obrigará a acreditar em um mito! Mais de três anos e nenhum castigo divino!
Ele deve ter ficado com medo de mim!”

O seu criador e grande parte dos membros da comunidade parecem não se preocupar com esse tipo de campanha. Afinal, a comunidade já saiu do ar duas vezes. Mas pelas facilidades da internet, foi criada novamente com o mesmo nome.
Quem está acostumado com o mundo das redes sociais provavelmente não se espanta mais com esse tipo de coisa. Afinal, existem centenas e possivelmente milhares de grupos que, de uma maneira ou outra, causa ofensa a um grupo específico. A justificativa sempre é a “liberdade de expressão” e o repúdio a uma “censura”.
Talvez por isso, muitos cristãos já migraram para redes sociais temáticas, que reúnem apenas pessoas que pensam da mesma forma. Foi assim que depois do Youtube criaram o GodTube, depois do Orkut e Facebook surgiu o Tangle e depois do Twitter veio o Christian Chirp.
Possivelmente o grande motivador desse tipo de iniciativa é a busca de um ambiente onde as crenças dos usuários não serão atacadas ou desprezadas. O desafio que se apresenta para os cristãos é o mesmo: Como estar no mundo (virtual ou real) sem participar nas coisas do mundo (virtual ou real)?

Fonte: Gospel Prime

2 comentários:

  1. muito triste isso,

    o mundo não nos compreende.

    se zombaram e caçoaram de Jesus na cruz,

    mas a Biblia é clara, em Gálatas, Paulo diz:

    _Não erreis, de Deus não se zomba!

    só isso,

    amém

    paz

    ResponderExcluir
  2. Verdade Pr., fiquei triste ao ver essa comunidade. Até entendo que eles não compreendam as coisas de Deus, mas daí usar de chacota? E com palavras tão fortes como as usadas nos textos?
    É uma pena que percam tempo com isso...

    Valeu pelos comentários...
    Paz,
    Tau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...